Alagoas fortalece pacto entre governo e sociedade civil por políticas inclusivas
- ConLGBTQIA+

- 7 de out.
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de out.

Conferência Estadual reforça protagonismo LGBTQIA+ e avança na institucionalização das políticas de direitos humanos
Maceió (AL) — No dia 27 de novembro de 2024, Alagoas reafirmou seu compromisso com a construção de políticas públicas inclusivas ao realizar a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O encontro consolidou o estado como referência no fortalecimento da participação social e na articulação entre governo e sociedade civil para a promoção da cidadania e da igualdade.
Durante a conferência, foram debatidos temas centrais à consolidação de um sistema estadual e nacional de direitos LGBTQIA+, com destaque para o enfrentamento à violência, a promoção do trabalho digno e da geração de renda, e a institucionalização de políticas públicas permanentes. As discussões também abordaram a interseccionalidade nas ações governamentais, reconhecendo a necessidade de políticas específicas para grupos em situação de vulnerabilidade, inclusive para pessoas LGBTQIA+ em contextos internacionais de violência e discriminação.
A conferência ressaltou a importância de garantir previsão e execução orçamentária para políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+, bem como de ampliar a participação social na construção e no monitoramento dessas ações. O encontro também marcou o avanço do diálogo intersetorial entre governo e sociedade civil, reafirmando um pacto pela implementação de políticas inclusivas em Alagoas.
Mais do que um espaço de deliberação, o encontro foi um exercício de democracia participativa e reafirmou que o respeito à diversidade é um compromisso de Estado — construído coletivamente, com base no protagonismo da população LGBTQIA+ e na defesa intransigente dos direitos humanos.



