Piauí realiza Conferência Estadual LGBTQIA+ com foco na construção de políticas públicas integradas
- Maalik Franco
- 23 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de jul.

Evento reforça protagonismo local e a importância da organização coletiva para garantir direitos
Entre os dias 26 e 27 de junho, o estado do Piauí realizou sua etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Com participação ativa da sociedade civil, o evento foi marcado pela construção colaborativa de propostas e pela presença da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Estiveram presentes Bel Sá, secretária-executiva do Conselho Nacional, Rafael Aguiar, coordenador-geral de Defesa dos Direitos LGBTQIA+, Luana Oliveira (Coletivo LGBTI+ MST), Brenda Felix (ABL) e Gi Carvalho (Mães da Resistência), reforçando o compromisso com uma conferência plural e interseccional.
“Trata-se de um espaço fundamental para a promoção de políticas públicas, o debate sobre direitos humanos e o combate à discriminação contra a população LGBTQIA+”, destacou Luana Oliveira.
“Além de discutirem as propostas para a Conferência Nacional, também estão construindo as diretrizes para a política pública do próprio estado do Piauí. Essa é a estratégia que esperamos que todas as Conferências ainda a realizar adotem”, afirmou Bel Sá.
Um dos destaques da programação foi a apresentação sobre a plataforma Gov.br, visando garantir o acesso da população LGBTQIA+ aos serviços e programas do Governo Federal.