Rio de Janeiro realiza conferência estadual com 690 participantes e foco em políticas interseccionais
- ConLGBTQIA+

- 8 de out.
- 1 min de leitura
Evento marcou a retomada da agenda LGBTQIA+ após dez anos e consolidou propostas voltadas à institucionalização e ao enfrentamento da violência
Rio de Janeiro (RJ) — Entre os dias 6 e 9 de agosto de 2025, a 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos das Pessoas LGBTQIA+ reuniu 690 participantes, sendo 584 pessoas delegadas e 106 pessoas convidadas, no Rio de Janeiro.
O evento marcou a retomada das conferências estaduais após uma década e resultou de um amplo processo participativo que incluiu 11 conferências regionais e 4 conferências livres, realizadas entre abril e julho de 2025. As etapas preparatórias mobilizaram favelas, regiões rurais e comunidades migrantes, garantindo diversidade territorial e social.
A conferência abordou os quatro eixos propostos nacionalmente — enfrentamento à violência, trabalho digno e geração de renda, interseccionalidade das políticas públicas e institucionalização dos direitos. Entre as propostas consolidadas, destacam-se a inclusão da diversidade sexual e de gênero nos Planos Plurianuais (PPAs), a destinação de orçamento público com recorte LGBTQIA+ e a criação e fortalecimento de coordenadorias municipais voltadas à pauta.
Participaram representantes da sociedade civil, do poder público e de movimentos sociais, incluindo policiais civis e militares, educadores, gestores públicos, servidores estaduais e municipais, coletivos e ONGs. O caráter intersetorial e democrático dos debates reforçou o compromisso do estado com a transversalização das políticas de diversidade.
Com ampla mobilização e participação popular, a conferência reafirmou o compromisso do Rio de Janeiro com a promoção da cidadania LGBTQIA+, a defesa dos direitos humanos e a construção de políticas públicas baseadas na escuta e na representatividade.



