Goiás fortalece diálogo entre Estado e sociedade civil na 4ª Conferência Estadual LGBTQIA+
- ConLGBTQIA+

- 7 de out.
- 1 min de leitura
Evento em Goiânia destacou a institucionalização das políticas públicas e a construção da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Goiânia (GO) — Nos dias 22 e 23 de agosto de 2025, o estado de Goiás realizou a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, consolidando um espaço de diálogo democrático entre o poder público e os movimentos sociais.
O encontro reuniu 130 participantes e teve como tema central “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, orientando debates sobre enfrentamento à discriminação, promoção da cidadania e institucionalização das políticas públicas. A comissão organizadora foi composta por representantes do COMEELG-GO, SEDS, SEDUC, Defensoria Pública, universidades (UFG e IFG), CRESS-GO, OAB-GO, além de organizações da sociedade civil, como a Aliança Nacional LGBTI+, o IBRAT e a Unitrans Goiás.
As discussões também refletiram o acúmulo das etapas preparatórias - realizadas em Goiânia e Região Metropolitana, nas Cidades do Entorno, em Senador Canedo e Aparecida de Goiânia, e em Jataí - que mobilizaram mais de 300 pessoas em todo o estado.
A conferência teve como principais objetivos propor diretrizes para a criação e implementação de políticas públicas de enfrentamento à discriminação e promoção da cidadania LGBTQIA+, e elaborar diretrizes para o Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+.
O evento se destacou pela ampla participação de instituições públicas, como o Executivo estadual, a Defensoria Pública, a OAB-GO e universidades, e pela presença ativa de movimentos sociais e coletivos LGBTQIA+. Goiás reafirmou, assim, seu compromisso com a construção democrática das políticas de diversidade, com foco na institucionalização da Política Nacional e no fortalecimento do diálogo entre Estado e sociedade civil.



